Coloque o leite em uma panela e aqueça até que ele alcance 80°C. Isso deve demorar entre 5-7 minutos em fogo médio. Deixe o leite esfriar até 40°C. Se você não tem termômetro, leve o leite à fervura e depois desligue o fogo. Quando você conseguir ficar com seu dedo mergulhado no leite por 10 segundos sem se queimar, ele já esfriou o bastante.
Misture 1 xícara do leite morno com o iogurte e depois adicione isso ao leite todo.
Despeje em uma jarra ou pote de vidro e cubra o recipiente com uma pano de prato, coloque em um lugar aquecido da cozinha ou em uma caixa térmica, para manter a temperatura.
Deixe-o fermentando por 5-8 horas ou até que ele tenha engrossado. Se quiser o iogurte comum, pule a próxima etapa de dessorar o iogurte e coloque na geladeira para gelar já nos potes para servir.
Prepare uma vasilha e sobre ela uma peneira com um pano de prato limpo. Despeje o iogurte sobre a peneira com pano de prato e deixe escorrendo o soro, na geladeira, por 3-5 horas.
Verifique a textura: se você achar mole demais, deixe mais tempo escorrendo o soro, se achar muito consistente, adicione e misture um pouco do soro.